Câncer de Ovário

domingo, 1 de novembro de 2020

Câncer de Ovário

O câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, por ser silencioso, e na maioria dos casos apresenta-se em estágio avançado no momento do diagnóstico. Pode estar relacionado ao câncer de mama devido a alterações genéticas.

Sua incidência é menor em comparação com outros tumores ginecológicos, com estimativa de 5.680 novos casos em 2014-2015 (Instituto Nacional de Câncer –INCA). Contudo, apresenta boa resposta ao tratamento oncológico, inclusive com possibilidades de cura.

Ainda não temos métodos eficazes para o diagnóstico precoce, contudo indicamos a realização de ultrassonografia transvaginal em pacientes de risco. Podemos utilizar marcadores tumorais (dosados em exames de sangue), porém eles não são específicos para isoladamente realizar diagnóstico e devem ser interpretados por médicos especialistas.

Quando identificadas lesões ovarianas ao exame de ultrassonografia, deve-se avaliar suas características com finalidade de identificar as pacientes que necessitam de remoção do ovário para estudo histopatológico microscópico. Seriam aquelas com lesões ovarianas grandes (maior que 5cm) e com componentes sólidos. As lesões unicamente císticas (líquidas) do ovário dificilmente tem relação com o câncer.

O tratamento envolve a cirurgia e quimioterapia, pois este tumor não responde a radioterapia. A cirurgia é realizada por via tradicional laparotômica, através da incisão mediana e investigação de toda a cavidade abdominal em busca de lesões suspeitas. Deve-se realizar a remoção de todas as lesões identificadas, mesmo que necessitem de ressecção de outros órgãos, além de linfadenectomia radical, necessitando portanto de cirurgião oncológico capacitado para cirurgias de grande porte.

Confira outros informativos

Câncer de Pâncreas
Continue Lendo...
Câncer de Pele
Continue Lendo...
Câncer de Estômago
Continue Lendo...